30.12.09

O Frasco de Mel*

Uma vez estava sentada num banco de jardim e uma cigana sentou.se ao meu lado. Ela tinha um frasco de mel no seu colo e a seu lado uma mala cheia de tralha... Ela pegou numa colher e começou a despejar o maximo de mel possível para o chão. Ela olhou para mim e eu continuei a comtemplá.la sem dizer uma única palavra. Tirou da mala 5 bolas saltinotas e voltou a olhar para mim.
-Está cheio o frasco?
-Está. - Rspondi.lhe. Ela pegou num pequeno saco de caricas e despejou.as para dentro do frasco.
-Está cheio o frasco?
-Agora sim. - Pensei que tinha sido um bocado parva por nao ter reparado nos espaços vazios entre as bolas, que foram oucupados pelas caricas.
A cigana voltou a remexer na sua mala e tirou lá de dentro uma caixa com areia do deserto. Pegou na areia e voltou a despejá.la para dentro do frasco.
-Está cheio o frasco?
-Sim... - Não estava a preceber a sua insistência para encher mais o frasco e perguntar.me sempre a mesma pergunta.
Ela riu.se de mim e em voz baixa falou murmurou algo como "adoro esta parte".
Voltou a vasculhar na mala e tirou uma garrafa de café. Ao vê.la despejar o café no frasco ri.me e disse.
-Agora estou completamente segura de que está cheio!
-Tens razão minha querida... Tu ainda és jovem e, alvez não dês muita importância ao que te vou dizer mas cada coisa dentro deste frasco tem um significado. As bolas que pareciam oucupar todo o frasco, simbolizam o essensial na tua vida, a tua família, o teu namorado, os teus amigos, a tua saúde, e tudo o que te apaixona.
Parecia estar cheio mas as caricas , ou seja, o teu trabalho, a tua escola, a tua casa e carro, conseguiram entrar na tua vida. Continuei por te surpreender coma areia fina, que simboliza as pequenas coisas da vida.
-Então e o café, para que serve?
-O café relembra.te que por muito oucupada seja a tua vida hás.de ter sempre um tempinho livre para tomar café com algum velho amigo... Se despejares primeiro as coisas pequenas no teu frasco, não irás ter tempo para as bolas saltitonas nem para caricas. A tua vida tabém funciona assim, se te preocupares com coisas desnecessárias não irás ter espaço para as coisas essenciais, coisas essas que te darão a tua Felicidade.
Isto é um texto que decidi adaptá.lo de um e-mail que recebi. Esta história pode ser uma filosofia, mas o que é certo que com bons olhos podê.mos enquadrá.la na nossa própria vida.. =D*

1 comentário:

Anónimo disse...

Muito bom, mesmo! Realidade chapada... <3